quarta-feira, 20 de junho de 2012
Saúde alerta sobre perigo de contato com morcegos
Muitas pessoas acham que apenas os morcegos que se alimentam de sangue, os hematófagos, também conhecidos como morcegos vampiros, podem transmitir a raiva. No entanto, em áreas urbanas, são aqueles que se alimentam de frutas e insetos os mais prováveis na cadeia de transmissão da doença, visto que os hematófagos se encontram naturalmente em zonas rurais.
O alerta é feito por Roberta Bastos Costa, veterinária do Departamento de Controle e Profilaxia da Raiva, da Secretaria de Saúde de Viana. “Geralmente, os morcegos são encontrados em abrigos como: sótãos, porões, forros de telhados, entre paredes duplas, caixas de ar condicionado, chaminés, lareiras, churrasqueiras pouco utilizadas, ocos de árvores, casas abandonadas e entre folhagens de árvores copadas e o importante é ficar longe deles”, disse.
Segundo a veterinária, os principais sinais de um morcego infectado com o vírus da raiva é encontrá-lo em locais claros e descobertos, durante o dia, ou caído no chão. Ela esclarece que a mordida, arranhadura ou mesmo o contato com a saliva destes animais podem transmitir a raiva para humanos, cães, gatos e quando isso acontece é preciso lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo.
“Em Viana, se algum morador encontrar um morcego exposto à claridade ou caído no chão, deve comunicar imediatamente ao Serviço de Controle e Profilaxia da Raiva, na Vigilância em Saúde, no bairro Marcílio de Noronha. Basta ligar para 3344-3240 ou 3344-6130 que a equipe tomará as providências”, explicou Roberta.
Ela também chama a atenção para o caso de se encontrar um cão ou gato em contato com algum morcego. O fato deverá ser comunicado à equipe e o animal ficar em observação. “Jamais mate um morcego. Além de ser um ato perigoso, esses bichos são protegidos pela lei de crimes ambientais (lei federal número 9.605/98)”, lembra a veterinária.
Outro alerta feito por Roberta é para aquelas pessoas que ainda não vacinaram seu cão ou gato contra a raiva. “Os bichos podem ser levados ao posto fixo de vacinação na Vigilância Ambiental de Viana, na Avenida Espírito Santo, s/nº, em Marcílio de Noronha, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Lá eles receberão a vacina de graça”.
Apesar de ser um dos principais transmissores da raiva, os morcegos são fundamentais na natureza. Nas cidades, alguns deles caçam insetos como mosquitos (inclusive o transmissor da dengue), traças, baratas, mariposas, ajudando no controle destas pragas.
Algumas dicas de prevenção:
• Vede vãos e telhados com aberturas superiores a 1,5 centímetros.
• Quando o morcego entrar na residência através de janela ou porta, apague as luzes e deixe o local aberto para que o bicho possa retornar para o ambiente externo. Se é comum a presença de morcegos entrando em sua moradia, procure colocar uma tela.
• Pode as árvores. Caso a árvore seja frutífera, colha sempre as frutas.
• Procure guardar frutas dentro da geladeira. As fruteiras atraem os morcegos para dentro de casa.
• Não só o morcego, mas todos os mamíferos (cão, gato, boi, cavalo, entre outros) infectados pela raiva podem transmiti-la ao ser humano, por isso, vacine anualmente seu cão ou gato. Os moradores das zonas rurais também precisam vacinar os outros animais como bois e cavalos.
Mais informações: Vigilância em Saúde de Viana - telefones: 3344-3240 ou 3344-6130.
FOnte: Site da Prefeitura Municipal de Viana (www.viana.es.gov.br)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário